Modelo reduzido do projeto |
Uma das maiores preocupações mundiais atualmente gira em torno da obtenção de energia elétrica de maneira limpa e, nesses termos, as modalidades mais comuns são hidráulica, solar e eólica. Desta forma, suba um pouco o nível e as proporções da energia eólica e obtenha a energia gerada por tornados!
Essa iniciativa partiu de Louis Michaud, engenheiro elétrico e presidente da AVEtec Energy Corporation, que juntamente com um grupo de outros pesquisadores, chegou a um modelo que usa uma espécie de "tornado controlado" para energizar as turbinas, o que eles já batizaram de Atmospheric Vortex Engine (AVE), ou Motor de Vórtice Atmosférico.
Esse motor funciona puxando ar quente e úmido em si mesmo e criando um vórtice devido à diferença de temperatura entre o motor e a atmosfera, tal qual um tornado.
Finalizadas, uma dessas usinas poderia ter um diâmetro de aproximadamente 100 metros e teria um nível de produção semelhante ao de uma usina de carvão fóssil, 200 megawatts. As semelhanças, porém acabam aí, a usina de tornados seria totalmente limpa, sem emissão de carbono na atmosfera, e não exigiria o armazenamento de nenhum combustível. Além disso, o produto formado teria um custo muito menor que o atual, cerca de três centavos de dólar por kilowatt/hora.
Visite aqui o site oficial do projeto.
Visite aqui o site oficial do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário