sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Antibiótico seis vezes mais potente


Para chegar a essa conclusão, os cientistas isolaram um peptídeo presente nas células do sistema imunológico dos animais. Batizado de Cathelicidin-AM, esse composto pode matar até mesmo fungos e bactérias resistentes aos medicamentos atuais, agindo muito mais rapidamente.

Segundo a notícia publicada pelo site DVICE, testes mostraram que o antibiótico natural desses ursos é capaz de matar em uma hora microrganismos que os remédios convencionais levam cerca de seis horas para eliminar.

Esse composto pode ser transformado tanto em remédio quanto em desinfetantes para superfícies. Mesmo assim, os cientistas alertam que ainda não concluíram suas pesquisas relacionadas ao genoma dos pandas e que, no futuro, pode ser que mais drogas como essas sejam descobertas.

Como era de se esperar, essa notícia pode levantar questões e preocupações éticas muito pertinentes. Como esses animais passam a ser úteis para o ser humano, é provável que surjam mais investimentos na preservação da espécie. Porém, ao mesmo tempo, os medicamentos só poderão ser criados com a extração do sangue dos pandas, algo que não deve ser muito confortável para o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário