sábado, 12 de janeiro de 2013

Regeneração de pelos no ouvido reverte surdez


 Pelos ouvido (Foto: BBC)


Pesquisadores da Universidade de Harvard e Massachusetts fizeram experimentos em ratos de laboratório, onde as cobaias receberam injeções para estimular o crescimento dos pelos dentro do ouvido, os quais detectam os sons. O estudo permitiu eliminar parcialmente a deficiência auditiva dos ratos.

Os pelos restaurados participam da audição criando o sinal elétrico a partir do movimento criado pelas vibrações das ondas sonoras. A maior parte dos problemas auditivos, dizem os cientistas, são resultado de um dano nesses pelos.

O desenvolvimento dos pelos foi estimulado através de um medicamento que afeta as células responsáveis pelo crescimento dos mesmos, sendo que o medicamento alterou os genes das células de crescimento, estimulando sua transformação em células de pelos.

De acordo com os cientistas  este foi o primeiro estudo que mostrou que é possível regenerar as células dos pelos de mamíferos adultos. A pesquisa mostrou que o cérebro dos ratos compreendiam alguns sons, onde os resultados foram mostrados através de ressonâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário