quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nanotecnologia a favor da energia limpa

O professor assistente Alexander Orlov, da Stony Brook University, juntamente com alguns colegas do Brookhaven National Laboratory, descobriram que o uso de nanopartículas de ouro menores que um nanômetro para a produção de hidrogênio é o melhor método de co-catálise já pesquisado. Nas palavras do professor Orlov "Esta é a primeira demonstração do incrível potencial das pequeníssimas partículas de metal (menores do que doze átomos) para a produção de combustível a partir da água". O grupo de pesquisa observou que, ao reduzir-se o tamanho das partículas de metal para menos de um nanômetro, houve um grande aumento da habilidade dessas partículas de facilitar a produção de hidrogênio a partir de água utilizando luz solar (cerca de 35 vezes, comparado aos outros materiais).

Para explicar o fascinante resultado, Professor Orlov está colaborando com o professor de Computação no Brookhaven National Lab Dr. Yan Li, que encontrou interessantes anomalias nas propriedades eletrônicas dessas partículas pequenas. Professor Orlov assume que eles ainda estão no começo da jornada para utilizar partículas tão pequenas na produção de energia limpa. A respeito desse assunto de energia, o professor ressalta a importância da pesquisa pelo fato de ser mais uma alternativa que nos livrará da dependência dos combustíveis fósseis. 

"Uma estratégia possível é desenvolver uma economia baseada na energia a partir do hidrogênio, que pode oferecer potencialmente numerosos desenvolvimentos e benefícios na eficiência de energia. Hidrogênio pode certamente ser uma promissora fonte de energia no futuro já que é um combustível bem limpo, que tem como produto final de combustão a água. O desafio atual é encontrar novos materiais, que podem ajudar na produção de hidrogênio por  fontes sustentáveis, como a água." finaliza o professor Alexander Orlov.

Clique aqui para ler mais sobre a notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário