domingo, 6 de janeiro de 2013

Descoberta nova técnica para fabricação em escala atômica

Na nanotecnologia, busca-se precisão na hora de se fabricar coisas em camadas. Por exemplo o grafeno, que é uma camada de carbono com um único átomo de espessura.

Para esse fim, Yihua Liu, do Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia dos Estados Unidos, desenvolveu uma nova técnica que atinge um nível de precisão superior aos alcançados até então pelas técnicas atuais de deposição de vapor químico.

O método segue assim como apresentado na imagem, com uma variação entre a aplicação de um "alto sobrepotencial" de eletricidade e um subpotencial.

Assim, com a aplicação de um sobrepotencial, ocorre a deposição de uma camada do elemento sobre uma superfície. A seguir, sendo gerado um subpotencial, há a formação de uma camada atômica de hidrogênio sobre a primeira camada depositada.

A camada de hidrogênio recobre a camada apenas por um breve instante, desaparecendo ao novo reajuste de pontencial, dando início a um novo ciclo.

A camada de hidrogênio tem a capacidade de autolimitar o processo, ou seja, o hidrogênio impede o acúmulo indesejado de átomos, limitando a espessura da camada de átomos metálicos a cada passo.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário