quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pão à prova de mofo

         A empresa americana Microzap diz ter desenvolvido uma técnica que poderia manter um pão livre de mofo por 60 dias, sendo que em condições normais, um pão embolora em cerca de dez dias. Segundo a empresa, para que isso seja possível, o pão é submetido a uma bateria de micro-ondas que matam os esporos causadores do mofo em uma espécie de forno metálico.
Pão é submetido a uma bateria de micro-ondas.
       O mofo para os pães é uma grande ameaça, porque muitos são vendidos em sacos plásticos e a água que evapora deles faz com que o ambiente dentro da embalagem fique úmido, favorecendo o crescimento do fungo (Rhizopus stolonifer) que causa o mofo.
     A máquina criada destrói os esporos causadores de mofo usando uma tecnologia semelhante a dos micro-ondas comerciais, mas com algumas diferenças importantes, sendo a principal delas o fato do aparelho garantir uma frequência de micro-ondas homogênea, sem os pontos quentes e frios dos micro-ondas que as pessoas têm em casa.
      A nova técnica poderia reduzir significativamente a quantidade de pão desperdiçada, de acordo com seus criadores. Além disso, poderia ser utilizada para proteger uma ampla variedade de alimentos contra o mofo - incluindo frutas, vegetais e carnes de aves.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário