sábado, 8 de dezembro de 2012

Cérebro virtual simula comportamento humano


      Um estudo apresenta o primeiro modelo computacional do cérebro capaz de simular comportamentos humanos complexos, como por exemplo: realizar somas e completar séries de números.
     O modelo foi batizado de Spaun e busca simular o cérebro computacionalmente, mimetizando os detalhes fisiológicos de cada neurônio, os impulsos elétricos que fluem entre cada um deles e também sobre os neurotransmissores.

    Spaun é formado por 2,5 milhões de neurônios virtuais organizados em subsistemas conectados entre si, comparáveis às diferentes áreas do cérebro. 

    As tarefas variam do reconhecimento de uma letra, passando por exercícios de memória, como recordar uma sequencia de números, até atividades mais complexas, como descobrir padrões numéricos. 
   As tarefas são realizadas por um braço virtual, modelado por uma série de equações para simular massa, comprimento e resistência.
   Contudo Spaun não tem a capacidade de aprender. Sua arquitetura é suficientemente flexível para se adaptar a algumas situações, mas é incapaz de aprender novas tarefas.



Leia a reportagem completa aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário