quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Decifra-se nova proteína relacionada ao maior desenvolvimento de plantas


   A pesquisadora brasileira Nubia Eloy, em viagem para Bélgica para pesquisar sobre uma proteína já conhecida se deparou com um nova proteína ainda não descrita pela ciência que quando ausente, altera o fenótipo (características visíveis) da planta e interfere em seu crescimento, tornando maior todas as partes do vegetal, desde a semente até as folhas.
  Até então, mecanismos semelhantes de alteração genética em plantas tinham efeitos restritos às folhas. Esta descoberta pode ajudar na pesquisa com alimentos, visando um maior crescimento do vegetal como um todo.
      A proteína  nomeada de "Samba" atua justamente no mecanismo de divisão celular em embriões de Arabidopsis. A ausência da proteína no gene faz com que a divisão celular não seja inibida, e o resultado é que a planta se desenvolve de 40% a 94% mais.
       Eloy conduziu o estudo na Bélgica, de 2008 até 2012. Os testes com plantas comestíveis, como o milho, já estão em curso, e os primeiros resultados devem ser obtidos em dois anos – período necessário para o desenvolvimento da planta. Ao término do experimento, será possível observar se a supressão da proteína em outras plantas tem o mesmo efeito que na erva-daninha do laboratório.

Leia a reportagem completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário