quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cientistas tentam clonar plantas alterando fatores climáticos


Cientistas mexicanos tentam produzir plantas clonadas alterando fatores climáticos. Este seria um avanço científico que representaria uma economia para o setor agrícola mundial de até US$ 7 bilhões, segundo o Centro de Pesquisas e Estudos Avanços (Cinvestav). 
Eles pretendem produzir plantas idênticas as mães, que são capazes de formar sementes sem fecundação, apesar de ser um processo já existente, a inovação está na possibilidade de manejar fatores climáticos para fazê-lo, de acordo com as descobertas dos especialistas do Cinvestav.
"Antes se pensava existir um gene mestre que controlava o processo de reprodução assexuada, mas descobrimos que não é assim, pois na verdade o processo está controlado mais do que em nível genético, em nível epigenético, isto é, a partir de mudanças genéticas que a planta têm em resposta ao ambiente em que se encontra", acrescentou um comunicado dos cientistas.
 Os cientistas procuram uma maneira de combinar variáveis genéticas naturais com mudanças ambientais, para conseguir mecanismos equivalentes à reprodução assexuada, em quase qualquer tipo de cultivo, sem que seja necessário utilizar transgênicos.
De acordo com o texto, quando conseguissem fazer esta manipulação, as indústrias que vendem transgênicos seriam afetadas, beneficiando os agricultores, porque agricultores poderiam semear as sementes ano após ano sem precisar comprá-las de novo, já que as sementes seriam iguais geneticamente. 

Para mais informações: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário