segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Transmissão de Dados Orgânica

Todo equipamento eletrônico, desde uma pilha até um tablet, funciona por meio da transmissão de elétrons (partículas muito pequenas carregadas negativamente que compõe os átomos) para gerar informações. Já o corpo humano e os demais organismos vivos transmitem informação através de prótons (partículas maiores que os elétrons, carregadas positivamente, que compõe o núcleo dos átomos) e íons (partículas maiores, formadas por átomos de diferentes elementos químicos, carregadas tanto positiva quanto negativamente).

Cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, e da Universidade de Waterloo, no Canadá, começaram a desenvolver um dispositivo eletrônico que funcione a partir da transmissão de prótons! Esse trabalho pode revolucionar o mercado de próteses e os tratamentos para paralisias, por possibilitar a troca de informações de eletrônicos com seres vivos.

Esse protótipo é feito de quitosana, uma açúcar encontrado em crustáceos, e de silício, o que o torna ainda inviável para aplicação em humanos, porém só a possibilidade de se estabelecer uma corrente de prótons já é um avanço enorme. E os pesquisadores pretendem testar com outros materiais que não provoquem rejeições ou danos físicos em seres humanos.

Para saber mais, clique aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário