Pesquisadores da Universidade de Tulane, Estados Unidos, descobriram uma bactéria capaz de transformar celulose em butanol, isso mesmo, papel em matéria prima para combustível alternativo.
Equipe de pesquisa
Essa bactéria, a TU-103, foi encontrada durante pesquisas em dejetos de animais. Estudos otimizam que ela é capaz de transformar a celulose mesmo com a presença de oxigênio, o que é mortal para outras bactérias também produtoras de butanol. Uma notícia animadora, pois produzir o álcool em um local livre de oxigênio é um processo muito caro.
O grupo de pesquisa liderado pelo professor David Mullin já entrou com o processo de patente da ideia que, além de barata, conta com matéria prima
Esse biocombustível pode ser considerado melhor do que o etanol (produzido, geralmente, a partir da cana-de-açúcar). Isso porque ele seria menos corrosivo e mais energético, além de poder ser transportado através de gasodutos de combustíveis já existentes.
Essa pesquisa está sendo feita com jornais de edições antigas de The Times-Picayune, jornal diário da região de Nova Orleans, sendo uma alternativa para essa vasão de toneladas de papéis.
Maiores informações: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/bacteria-transforma-jornal-em-biocombustivel-21092011-39.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário