quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cientista busca vacina antidroga



Imagine uma vacina contra o tabaco: pessoas tentando parar de fumar acenderiam um cigarro e não sentiriam nada. Ou uma vacina contra a cocaína, impedindo que os viciados aproveitassem as sensações do efeito da droga.
Embora nenhuma delas esteja iminente, ambas estão sendo discutidas, bem como outras vacinas para combater outros vícios. Enquanto cientistas historicamente focaram seus esforços de vacinação em doenças como poliomielite, varíola e difteria – com grande sucesso –, hoje eles estão trabalhando em injeções que poderão, algum dia, libertar pessoas dos vícios das drogas.
Pode-se dizer que seria mais um dos inúmeros métodos existentes para o combate às drogas, como os adesivos e o chiclete de nicotina que auxiliam na hora de parar de fumar. Mas poderá ser a solução, juntamente com a vontade de querer se livrar das drogas ilícitas, em um futuro próximo. Como as doses contra doenças, estas vacinas agiriam estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos que desativariam o narcótico antes que ele pudesse criar raízes no corpo, ou no cérebro.

Diferente das vacinas preventivas, como as conhecidas para o sarampo e caxumba, esta injeção seria administrada depois que o usuário já houvesse sucumbido a uma droga e, como o vício é considerado um causador de mudanças físicas no cérebro, os médicos defendem cada vez mais soluções para o problema contra as drogas. Em julho, foi relatada a produção de uma vacina que reduzia os efeitos da heroína em ratos e os que receberam esta dose não sentiram os efeitos analgésicos da heroína e pararam de procurar a droga, presumindo que os roedores deixaram de sentir qualquer efeito. Não obstante, tentaram realizar vacinas contra a obesidade, obtendo resultados positivos em animais, porém não se sabe ao certo se no humano seria viável.

Portanto, é uma idéia inovadora, em que muitas pessoas poderiam se libertar do vício e bastante promissora, já que os estudos, apesar de demorados, podem ser concretizados com sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário