quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cientistas identificam extratos bioativos em algas vermelhas

Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, pesquisadores conseguiram identificar extratos e substâncias com potencial antiprotozoário e antifúngico em algas vermelhas (Bostrychia tenella) coletadas em costões rochosos de Ubatuba, no litoral norte do estado de São Paulo. Os cientistas também conseguiram caracterizar extratos bioativos que poderão, no futuro, ser potencialmente utilizados na indústria farmacêutica.
Ao todo, os cientistas isolaram e analisaram 63 metabólitos secundários. Entre os 24 metabólitos fenólicos (substâncias aromáticas) identificados, de grande interesse são aqueles halogenados, como bromofenois, responsáveis pelas propriedades de sabor e aroma das algas. Do ponto de vista científico, das 24 substâncias descobertas, três são inéditas na literatura científica e outras nove são inéditas como produtos naturais.
Muitas destas substâncias podem levar à descoberta de interessantes protótipos farmacêuticos no futuro. Ainda, além destes nove metabólitos encontrados pela primeira vez na natureza, mais especificamente nas algas vermelhas, outras substâncias podem ser citadas, como carotenóides, esteróides, ésteres e ácidos graxos, também encontrados em óleos vegetais.
Ainda, além destes nove metabólitos encontrados pela primeira vez na natureza, mais especificamente nas algas vermelhas, outras substâncias podem ser citadas, como carotenóides, esteróides, ésteres e ácidos graxos, também encontrados em óleos vegetais.
Estas substâncias podem ser promissoras em futuras pesquisas para a produção de fármacos para a terpia do câncer e doenças causadas por fungos e bactérias, como a infecção hospitalar.


Gostou?
Leia a reportagem completa clicando AQUI
Fonte: Agência USP de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário