quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cafeína - combate ao sono e ao câncer de pele


Molécula da Cafeína
Há algum tempo, a cafeína, substância largamente utilizada como estimulante, já tem sido relacionada com a redução do câncer de pele. Pesquisadores da Universidade de Rutgers, localizada no estado de New Jersey, no EUA, descobriram que adicionar cafeína ao protetor solar pode ser muito eficiente.

Eles afirmam que quando combinada com protetor solar, a cafeína, que inibe um gene crucial para o crescimento do melanoma, pode promover a morte de células danificadas pelos raios UV.

Allan Conney, membro do departamento de biologia química da Universidade, queria encontrar os mecanismos moleculares específicos por trás disso. Ele suspeita que a resposta possa envolver um gene chamado ATR, que é não é expresso quando as moléculas de cafeína estão presentes ao seu redor. Esta supressão resulta na morte da maioria células com DNA danificado.

Conney testou a idéia criando camundongos geneticamente modificados, cujos genes ATR eram deficientes. Ele os expos à luz ultravioleta até que desenvolvessem câncer de pele, facilitado pela tal deficiência. Após 19 semanas de exposição aos raios UV, ele descobriu que esses camundongos desenvolveram 69% menos tumores do que aqueles que tinha pleno funcionamento dos genes ATR. 
 
Comprovada a relação entre o genes ATR e o câncer de pele, percebe que a inibição desse, produzida pela cafeína, pode ter um futuro promissor na luta contra esse tipo específico de câncer.

Leia a reportagem original em:
http://gizmodo.com/5831341/sunscreen-%252B-caffeine--skin-cancer-killer?tag=science

Nenhum comentário:

Postar um comentário