segunda-feira, 25 de julho de 2011

Captação de energia através de ondas em movimento







A empresa europeia Fraunhofer-Gesellschaft, que possui sede nos Estados Unidos de 1994, trabalha fornecendo serviços de engenharia e pesquisa e desenvolvimentos a companhias locais e internacionais. A sua ultima inovação foi desenvolver um aparato aos navios e barcos capaz de captar energia provinda das ondas do mar. Basta acoplar os receptores de energia no fundo dos barcos e mandá-los para o mar, eliminando a necessidade de cabos submarinos caros utilizados em outras tecnologias para captura de energia a partir de ondas e barateando o processo. As baterias seriam recarregadas ao longo do dia e descarregadas na costa.


Essa técnica, se implementada, será capaz de inovar a navegação e promover viagens baratas e eficientes pelos oceanos. Além disso, dependendo da quantidade de energia captada, seria possível até mesmo entregar parte dela para rede terrestre.
             De acordo com as pesquisas, um barco de 150 pés conseguiria captar 1 megawatt de energia por hora - o suficiente para abastecer cerca de mil casas. As baterias seriam capazes de armazenar até 20 megawatts.
             O custo também é baixo: cerca de 15 centavos de dólar por kilowatt-hora. Isso é metade do custo da energia solar, e quase 1/3 mais barato que receptores de energia estacionados em alto-mar. Em São Paulo, o custo do kwh cobrado pela Eletropaulo é de 29 centavos - ou seja, a energia captada pelos barcos já seria mais barata que o valor pago por nós, além de trazer todos os beneficios ambientais de uma energia limpa.
O nosso bolso e o meio-ambiente agradecem!!!

Fonte: Fraunhofer Center for Manufacturing Innovation
Para conhecer mais sobre o projeto, a empresa e assistir a um video ilustrativo sobre essa tecnologia, acesse: http://www.fhcmi.org/Projects/02.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário