segunda-feira, 27 de maio de 2013

Parasita resistente à droga antimalária é identificado no Cambodja

O novo tipo de parasita é imune ao tratamento por artemisinina, uma das principais drogas antimalária, e também é geneticamente diferente dos outros tipos encontrados no mundo.

"A habilidade notável deste parasita em sofrer mutações e em se tornar resistente fez com que todas as mais eficazes drogas que nós obtivemos nas últimas décadas se tonassem inúteis", afirmou Olivo Miotto, principal autor da pesquisa sobre o parasita publicada na Nature Genetics.

Não se sabe ao certo o motivo, porém desde os anos 50, os parasitas da região ocidental do Cambodja apresentam resistência às drogas antimalária. 

Foram estabelecidas as sequências de genoma de 800 espécies de parasitas coletados ao redor do mundo e, quando comparados aos outros, os parasitas do Cambodja confirmaram ser diferentes de todos os outros já encontrados.

Os cientistas afirmam que seria mais fácil identificar e rastrear esses novos tipos se os seus traços genéticos fossem conhecidos, pois ainda não se sabe quais mutações genéticas o parasita sofreu para se tornar imune ao tratamento de artemisinina. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010 houve cerca de 219 milhões casos de malária com 660 mil mortes ligadas à doença, sendo a África o continente mais afetado, com 90% das mortes causadas pela doença.

Mais irformações: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário