Pesquisadores brasileiros criaram o primeiro monitor cardíaco portátil do mundo, o Nexcor. O aparelho detecta problemas no coração do usuário e transmite os dados para uma central de atendimento ou hospital através da rede de celular.
O objetivo é reduzir o grande número de mortes por infartos que não são percebidos nos primeiros instantes por não apresentarem sintomas. “O Brasil possui cerca de 1.200.000 pessoas com problemas cardíacos e a identificação precoce destas doenças poderá evitar milhares de mortes todos os anos”, afirma Antônio André, presidente da Corcam, desenvolvedora da tecnologia.
“A probabilidade de ocorrências de cardiopatias cresce devido à má qualidade da alimentação, obesidade, sedentarismo, estresse e o fumo. O Nexcor ajuda na identificação precoce, pode salvar vidas e economizar milhões de reais em despesas médicas e hospitalares”, afirma André.
O desenvolvimento levou cinco anos e envolveu 40 profissionais, entre médicos engenheiros e pesquisadores. “O Nexcor é um aparelho único em seu gênero com funcionalidades integradas e o primeiro totalmente autônomo, ou seja, que não depende de nenhuma ação do usuário”, diz André.
O aparelho tem o tamanho de um celular e pode ser usado até mesmo no bolso do paciente. O monitoramento deve ser contínuo. Isso porque o Nexcor acompanha os batimentos do coração em tempo real.
O Nexcor será alugado sob prescrição médica e poderá ser encontrado em hospitais, clínicas especializadas e laboratórios ainda neste semestre. O valor da locação será de aproximadamente 600 reais por semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário