quarta-feira, 15 de maio de 2013

Hormônio promissor para tratamento de diabetes

Células beta, responsáveis pela produção de insulina,
Na imagem, as células beta (
verde) e os núcleos das células(azul).
A partir da descoberta de um hormônio hepático por biólogos, uma equipe liderada por Douglas Melton, codiretor do Instituto de Células-Tronco de Harvard em Cambridge, Massachussets, identificou o hormônio betatrofina. Este hormônio acelera o crescimento de células secretoras de insulina no pâncreas.


A redução das células β pancreáticas ao longo da vida é a principal causa de diabetes do tipo 2, que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo. Com a injeção de betatrofina em ratos de oito semanas, aumentaram 17 vezes a replicação de células β pancreáticas.

O tratamento, segundo Douglas Melton, poderá ser por injeções de betatrofina uma vez por mês ou, talvez, uma vez por ano. Essa possível dosagem é capaz de produzir células β para fornecer o mesmo nível de regulação de açúcar no sangue que injeções diárias de insulina.

Esse tratamento evita complicações pois o organismo produz a sua insulina. Melton espera, também, que essa técnica seja possível para tratamento de diabetes do tipo 1.

Há ainda alguns testes a serem realizados como experimentos em ratos mais velhos e prestes a apresentar diabetes para avaliar a viabilidade desse tratamento em humanos de idade avançada. Além disso, a replicação de células β se mostrou difícil de ser controlada em humanos.

Para mais informsções, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário