quarta-feira, 8 de maio de 2013

Descomplicando o Vestibular: Cinética Química - Parte I


­­­Introdução:
Um dos conceitos que os vestibulares mais cobram hoje, de seus candidatos e futuros universitários, é que eles saibam como funciona a cinética química. Buscando ajudar nossos leitores pré-vestibulandos , começa mais um Descomplicando o Vestibular.



A cinética química estuda a velocidade das reações químicas e todos os possíveis fatores que podem acarretar influência sobre a mesma. No entanto, deve ser de conhecimento comum que existem vários tipos de velocidades de reações, sendo elas:
Explosão de TNT


*Reações Rápidas: Explosões(reação exotérmica instantânea – liberação muito rápida de calor)




*Reações Moderadas: Combustão de carvão




*Reação Lenta: Reações de maturação dos frutos.



Mas a final, qual seria o interesse de saber o que afeta a cinética química das reações? 
A resposta é bem clara, os engenheiros, por exemplo, necessitam saber se a reação ocorre rapidamente ou não, e quanto tempo gastará, para saber até que ponto deve-se acelerar todo o processo ou diminui-lo, para assim otimizar seu lucro e desperdício de material usado.


Nesse momento devemos definir bem do que se trata a velocidade de uma reação química, para que assim, possamos entender as diferentes maneiras que ela pode ser calculada.
Desta forma temos:


"Velocidade de uma reação nada mais é que a relação entre variação da quantidade de uma substância (reagente ou produto) e a variação de tempo."



Essa quantidade de substância pode ser trabalhada em Massa do sólido(g), Concentração(mol/L) e Volume(cm³).
Assim, temos:







No entanto, se for apresentado um gráfico para análise da velocidade da reação, as conclusões podem ser mais facilmente entendidas. Por exemplo, quanto maior a inclinação da curva, maior é a sua velocidade de reação. Porém, em determinado momento, a curva diminui sua  inclinação tendendo a se tornar horizontal, compreende-se que a reação tem sua velocidade diminuída. Mas, quando a linha fica na horizontal isso significa que a reação se finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário