sexta-feira, 3 de maio de 2013

Árvore genealógica celular


'Ilustração da Árvore genealógica celular'
As células são a unidade básica dos organismos vivos. O corpo humano é composto por uma grande variedade de células altamente especializadas, existindo mais de 250 tipos celulares diferentes.
Em uma investigação recente, cientistas da Universidade do Luxemburgo se propuseram a responder às seguintes perguntas: como se relacionam as células entre si? Quais os fatores próprios de cada uma delas? O que determina o desenvolvimento de uma determinada célula?

A equipe de investigação desenvolveu um método informático que utilizou dados biológicos de investigações anteriores para analisar os tipos celulares de uma forma nunca antes feita. Isto levou à identificação de fatores únicos para 166 diferentes tipos de células. Estes fatores, ou “reguladores mestres”, determinam o desenvolvimento das células e distinguem suas diferenças.
Com esta informação, foi possível mapear a relação entre os vários tipos, criando-se, assim, uma espécie de “árvore genealógica”. 

Estas descobertas podem servir de base para o desenvolvimento de terapias de substituição celular. Muitas doenças como o Parkinson, diabetes ou queimaduras extensas, resultam na perda de células ou na alteração da sua funcionalidade. Através dessa pesquisa, seria possível substituir as células doentes ou perdidas por outras saudáveis para curar os pacientes. 

Além disso, o estudo ilustra a importância crescente das ciências de computação para a biologia e a medicina. Só com a ajuda de computadores foi possível analisar estas enormes quantidades de dados biológicos para criar a primeira análise a grande escala das células.

Leia mais aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário