sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cientistas usam clonagem para criar célula-tronco embrionária humana pela 1ª vez


  Depois de mais de 15 anos de fracassos de cientistas de todo o mundo, biólogos finalmente criaram células-tronco humanas com a mesma técnica que produziu a ovelha clonada Dolly, em 1996. Os pesquisadores transplantaram material genético de uma célula adulta em um óvulo, cujo próprio DNA havia sido removido.

  Do experimento resultaram células-tronco embrionárias humanas, as células aparentemente mágicas que são capazes de se transformar em qualquer uma dos mais de 200 tipos de células do ser humano.
  O procedimento, informou nesta quarta-feira (15) a revista Cell, abre uma nova frente para a medicina com células-tronco, que tem sido prejudicada por desafios técnicos, bem como questões éticas.

  Até agora, as fontes mais naturais de células-tronco humanas eram embriões humanos, cuja utilização em pesquisa cria dilemas éticos. A técnica divulgada nesta quarta-feira por cientistas da Oregon Health & Science University e do Oregon National Primate Research Center, usa óvulos humanos não fertilizados. 

  Eliminar a necessidade de embriões humanos pode aumentar as tentativas de utilização de células-tronco e suas descendentes para substituir células danificadas ou destruídas por problemas cardíacos, Mal de Parkinson, esclerose múltipla, lesões na medula e outras doenças devastadoras.

Leia a notícia na íntegra aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário