domingo, 26 de maio de 2013

Novo passo na construção de tecidos artificiais.


As células dos tecidos no corpo humano formam arquiteturas específicas que são críticas para a função de cada tecido. Para formar tecidos artificiais, portanto, é preciso ajudar as células cultivadas in vitro a se lembrarem de suas posições.

A forma tradicional de se produzir os tecidos tem sido inserir células em matrizes de sustentação, os chamados “andaimes de suporte”, porem esta técnica demonstrou ter resultados variados e ainda não definitivos.

O estudante George Eng, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, acaba de surpreender os pesquisadores da área, saindo totalmente desse paradigma tradicional dos andaimes.

Eng criou uma técnica de montagem de "microambientes celulares" que permite a criação de tecidos de forma parecida com que uma criança monta seu brinquedo usando blocos plásticos.

Cada bloco pode ser fabricado com o formato e a composição celular desejadas, sendo depois montados para formar o tecido completo.

O próximo passo da pesquisa é desenvolver circuitos vasculares funcionais entre os diversos blocos, de forma a prover alimento para todas as células no interior dos tecidos artificiais.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário