Pessoas que tem asma apresentam dificuldades respiratórias, quando suas vias aéreas ficam inchadas, inflamadas e contraídas. O tempo que pacientes que sofrem de asma ficam expostos ao sol, pode ter impacto sobre a doença, indica os estudos dos cientistas da King's College, em Londres.
A vitamina D é fabricada pelo organismo durante a exposição ao sol. A pesquisa mostra que uma baixa desta vitamina, piora os sintomas da doença. Um dos resultados apresentados é que o contato coma luz do sol "acalma" uma parte do sistema imunológico que é estimulada pela asma.
"Nós sabemos que pessoas com altos níveis de vitamina D conseguem controlar melhor sua asma – esta conexão chama bastante a atenção", disse a pesquisadora Catherine Hawrylowicz.
A equipe de cientistas realiza testes clínicos para verificar se a administração da Vitamina D realmente ajuda os pacientes a lidar com a doença. O foco destes estudos são pacientes que não respondem bem aos esteroides, medicamento administrado atualmente para o tratamento. "Nós sabemos que pessoas com altos níveis de vitamina D conseguem controlar melhor sua asma – esta conexão chama bastante a atenção", disse a pesquisadora Catherine Hawrylowicz.
"(...) sabemos que muitas pessoas com asma se preocupam com os efeitos adversos dessas drogas, então se a vitamina D reduzir a quantidade de remédios necessária, isto teria um impacto enorme na qualidade de vida desses pacientes", afirmou Malayka Rahman, da organização de caridade britânica voltada para o tratamento e esclarecimento sobre asma, a Asma UK.
Para saber mais, BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário