quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fungos ajudam no reflorestamento de florestas queimadas


Com as altas temperaturas que vem ocorrendo por todo globo, muitas matas tendem a se incendiar, acabando com uma grande porção de área verde existente em todo planeta. Devido a tal situação, começou-se a pesquisar maneiras de acelerar o reflorestamento dessas matas, já que esse é um processo muito demorado de se ocorrer; e foi a partir desta idéia que alunos da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica do Porto fizeram uma recente descoberta a qual utiliza fungos para quintuplicar a velocidade de reflorestamento de matas queimadas.
A idéia partiu de um princípio simples: colonizar a região queimada com indivíduos mais propícios a tal ambiente. Com isso eles começaram a preparar mudas de plantas juntamente a uma espécie de fungo que sobrevive facilmente nesse tipo de terreno. Ao juntar as duas espécies, percebeu-se que os fungos geravam benefícios, não só ajudando a planta a crescer mais rápido como as tornando mais forte contra pragas.

De acordo com a pesquisa, os benefícios que se têm verificado em termos de crescimento podem variar entre as 2 e as 5 vezes, sendo esses resultados muito estimulantes.
Junto a descoberta, existe um segundo ponto importante a ser salientado, que com a implantação de fungos nessas florestas, pode-se começar um cultivo de cogumelos visando um enfoque econômico, o que acabaria por gerar uma nova movimentação financeira para a região.
Mas uma vez, a necessidade leva o homem a descobrir novos fatores que podem influenciar num melhor futuro para todos.


Um comentário:

  1. sera que foram ao meu blogue buscar a ideia?

    micosun.blogspot.com/2011_05_01_archive.html

    "Fungos subterrâneos podem ajudar a travar o avanço dos desertos

    Fiz algumas prospecções encontrei alguns fungos subterrâneos e constato que notavelmente a qualidade do solo é muitíssimo superior onde se encontram estes fungos!"....

    ResponderExcluir