terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tinta inteligente pode monitorar rachaduras

Estrutura de nanotubos.

Redes de sensores vêm sendo utilizadas já há alguns anos para monitorar edifícios. Esses sensores são capazes de avisar o surgimento da menor fissura na estrutura de qualquer tipo de construção.
Mas a Universidade de Glasgow, na Escócia, investiu na inovação. O professor da Universidade, Mohamed Saafi, inventou uma solução que se diz melhor e mais barata: uma tinta capaz de detectar rachaduras.
A tinta é fabricada a partir de um subproduto da queima do carvão, conhecido como cinza volante, juntamente com uma estrutura de nanotubos. Uma vez aplicada, ela substitui os sensores eletrônicos na detecção das microfissuras, com a grande vantagem de que a aplicação da tinta equivale a instalar sensores sobre toda a estrutura.
A menor rachadura na estrutura de nanotubos que se forma depois que a tinta seca altera a condutância do material, o que pode ser lido por meio de eletrodos simples.
Um protótipo foi testado no monitoramento de pás e da base de concreto de uma turbina de vento. O pesquisador calcula que a tinta inteligente custe apenas 1% dos sensores exigidos pelas redes de monitoramento atuais.

Para ler a notícia completa, clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário