sábado, 25 de fevereiro de 2012

Da ficção para a realidade: sim, os zumbis existem!


O que pareceria história de ficção está sendo estudado na Universidade da Pensilvânia. Pesquisadores descobriram que um fungo está infiltrando o cérebro de formigas e manipulando seus corpos.
Mas isso não ocorre com qualquer fungo e nem com qualquer formiga!
O fungo 'Ophiocordyceps unilateralis' infiltra-se no cérebro das formigas carpinteiras tropicais (da espécie 'Camponotus leonardi') e passa a manipular seumentos, a fim de perpetuar a espécie do mesmo.
O lider da pesquisa, Dr. David Hughes, explica que, primeiramente, o fungo utiliza a formiga como fonte de alimento móvel; Depois, prejudica seus músculos e o sistema nervoso central da formiga. "O resultado é uma formiga com um andar zumbificado, que é levada até regiões úmidas e frias, propiciando um ambiente perfeito para o crescimento e a reprodução do fungo", disse Hughes.
As formigas são infectadas por esporos do fungo quando descem para a parte de baixo da floresta. Esses esporos germinam e penetram no corpo da formiga, infectando o animal e matando-o após alguns dias, fazendo com que uma haste surja na cabeça do animal, pronta para liberar mais esporos.
Dr. Hughes diz ainda que sua contínua pesquisa na universidade visa descobrir como o fungo pode ser usado para controle de pestes em ambientes domésticos.


Para ler a notícia na íntegra (em inglês), acesse: aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário