quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Teste de imageamento identifica linfonodos cancerosos


   Utilizando dois marcadores celulares de superfície para serem hiper expressos em meio a linfonodos de câncer de mama, cientistas conseguiram desenvolver um marcador molecular fluorescente que consegue detectar os tais tumores em metástase. Este novo procedimento poderia ser utilizado no lugar de exames invasivos como biópsias.
   Os investigadores concluíram que as complicações geradas por uma biópsia de linfonodo podem ser várias, entre edema, formação de seroma, danos nos nervos sensoriais, e limitações nos movimentos do paciente.
   Os dois marcadores utilizados são proteínas (CAIX e CAXII) que constituem parte integral da membrana plasmática e são acessíveis por se ligarem a sonda molecular de imageamento. A CAIX está associada a mais de 75% das metástases de câncer de linfonodos axilares. Assim, os pesquisadores desenvolveram agentes marcadores usando anticorpos que se ligam especificamente com essas duas proteínas, conhecidas por gerarem crescimento tumoral.
   De acordo com os pesquisadores, essas sondas com marcadores fluorescentes podem detectar tumores com alta sensibilidade, sendo que nos testes realizados com ratos e com amostras de sangue de pacientes voluntários as proteínas analisadas foram expressas em 100% dos casos de câncer de mama com linfonodo em metástase. Essas sondas teriam o potencial de gerar um diagnóstico para câncer de mama de forma não invasiva em uma clínica e sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos dispendiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário