sábado, 4 de fevereiro de 2012

Campanha mundial defende a prevenção como a melhor forma de combater o câncer


       Olá leitores do Blog! Como hoje é o Dia Mundial do Câncer, postaremos aqui algumas informações sobre esta doença, a qual é cada vez mais incidente em nossa sociedade e que exige o máximo de nossa atenção!

                  As ações previstas para o Dia Mundial do Câncer, comemorado neste sábado (4), são focadas na prevenção com principal forma de combate à doença. Profissionais de saúde alertam que o câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos continua crescendo. Pelas estimativas, em 2030, a doença causará a morte de 13,1 milhões de pessoas no mundo.

              O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O tema deste ano é " Juntos É Possível" . A intenção é incentivar a população a assumir suas responsabilidades na redução da incidência da doença, já que a detecção precoce é vista pela OMS como uma das principais formas de alcançar a cura, além da melhoria dos tratamentos. Os organizadores têm como meta ajudar a reduzir o número de mortes prematuras pelo câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis em 25% até 2025.
             De acordo com a UICC, mais de 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo recebem, a cada ano, diagnóstico de câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença. A UICC avalia que essa estimativa está relacionada à incidência da doença em países de baixa e média renda. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, a previsão para 2012 é de surgimento de mais de 500 mil casos no Brasil. O câncer é a segunda causa de morte no país, atrás apenas das doenças do coração.
              De acordo com a OMS, o número de casos de câncer poderia ser reduzido em mais de 30% evitando hábitos pouco saudáveis como o uso do tabaco, o consumo de álcool, os maus hábitos alimentares, a falta de atividade física e o índice de massa corporal elevado. O uso do tabaco é o principal fator de risco, responsável por 22% das mortes pela doença no mundo e por 71% das mortes por câncer de pulmão.
             A coordenadora de oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior hospital oncológico da América Latina, Pilar Estevez, disse que o Icesp ampliou as ações voltadas para prevenção. "É preciso conscientizar a população mais jovens, para que eles assumam hábitos saudáveis, reduzindo o câncer na vida adulta. As pessoas devem estar conscientes de que a doença existe e é tratável. É importante que a população não tenha medo e, a qualquer suspeita, não deixe de procurar um médico" , ressalta.

           A Fundação do Câncer antecipou a campanha pelas redes sociais e, também no site oficial. O objetivo ampliar a mobilização em torno do assunto. " Você consegue ter uma abrangência maior. Não dá para ficar fora [das redes sociais]. Ainda mais quando estamos falando de prevenção e detecção precoce dessa doença" , disse a assessora da fundação Claudia Gomes.
             No Twitter, os internautas podem participar da campanha através das hashtags #JuntosÉpossível; #diamundialdocancer e #worldcancerday. Para participar, os interessados devem enviar uma mensagem com ou sem foto, identificando o estado ou país de localização.
          A campanha de combate ao câncer prevê, ainda, a realização de dois eventos este ano, para mobilizar a sociedade: um show com vários artistas em abril e uma corrida de rua, em novembro.


Fonte: ISaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário