quarta-feira, 28 de março de 2012

Computador Watson Vence Humanos Em Jogo De Perguntas


O supercomputador Watson, fabricado pela IBM, venceu um jogo de perguntas contra dois humanos que haviam sido os melhores colocados de todos os tempos na competição.
O jogo, chamado Jeopardy! (Arrisque-se!, em tradução livre), consiste em ouvir dicas sobre algum assunto e fazer a pergunta certa. Os participantes devem apostar nas suas próprias "respostas" - que têm sempre o formato de perguntas.
Computador Watson vence humanos em jogo de perguntas
Este é o "corpo" do supercomputador Watson,
incluindo sua memória e seu cérebro. [Imagem: IBM]
Os participantes humanos eram Ken Jennings, que havia obtido o recorde de 74 vitórias consecutivas na série, que é líder de audiência na TV norte-americana, e Brad Rutter, que havia ganho o maior prêmio na competição, US$ 3 milhões.
O participante eletrônico é Watson, um supercomputador batizado em homenagem ao fundador da IBM, Thomas Watson. Ele honrou bem o nome que recebeu, assim como o de seu antecessor eletrônico, Deep Blue, o supercomputador que venceu o campeão de xadrez Garry Kasparov, em 1997.
Mas será que o Watson representa o antecessor da Skynet, a poderosa rede que adquiriu consciência e dominou o mundo distópico do filme Exterminador do Futuro?
Um antecessor muito distante certamente. Watson representa o primeiro sistema artificial capaz de entender razoavelmente uma conversa com humanos.
Esta "inteligência artificial" poderá ser de grande utilidade para procurar casos médicos semelhantes ao que se está tratando, respostas para o problema de um cliente ligando para um 0800 ou a jurisprudência para um determinado caso.
Ou para um novo mecanismo de busca que consiga conversar mais amigavelmente com seus usuários.
Para mais informações sobre essa notícia, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário