sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Teste sem cobaias


   Pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute recentemente desenvolveram um dispositivo chamado substrato Celular Elétrico de Impedância Sensitiva (de sigla ECIS no inglês), que com o uso da eletricidade pode avaliar o comportamento de uma célula. Desse modo pode ser feito um estudo não invasivo das interações que ocorrem na célula.
   O dispositivo ECIS é como uma “escuta” que monitora o comportamento da célula ao longo do tempo. Trabalhando junto a um software computacional, as informações coletadas podem ser armazenadas a cada 0.25 segundos, um processo quase que simultâneo.
   O modo de operação do dispositivo funciona de maneira a efetuar uma cultura celular elétrica, colocando-as em bandejas que passam por um eletrodo, causando uma expansão na célula, que pode ser medida.
   Ao invés de usar a tradicional placa petri para exames de cultura em microscópios, este procedimento oferece maiores detalhes nos resultados.
   Como há um grande debate ético a respeito do uso de animais em testes laboratoriais, este dispositivo elimina a necessidade do uso de animais vivos como cobaias para medir a toxicidade química, com um grande foco desta pesquisa para a indústria de cosméticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário