sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nutrigenômica, interação entre a genética e os alimentos


            Nutrigenômica é o estudo de como constituintes da dieta interagem com os genes e seus produtos, para alterar o fenótipo e, inversamente, como os genes e seus produtos metabolizam estes componentes em nutrientes, antinutrientes, e compostos bioativos.


            Resultados de genética molecular e estudos epidemiológicos indicam que o desequilíbrio da dieta pode alterar as interações gene-nutriente de formas que aumentam o risco do desenvolvimento doenças crônicas, assim como uma dieta correta pode evitar o surgimento de algumas dessas.

            Há cerca de dez anos, pesquisadores estudam a interação entre o genoma humano e os nutrientes dos alimentos, com o objetivo de promover a saúde por meio de uma dieta geneticamente personalizada. Então em um futuro próximo, quando você for consultar um médico ou um nutricionista, deverá apresentar o seu mapa genético. Imagine, então, o quanto precisos e eficazes serão os diagnósticos e os tratamentos propostos por esses especialistas, depois de terem checado, nesse documento, como o seu metabolismo e todo o seu organismo responde, exatamente, a cada nutriente ingerido.

            Além de tudo isso, o principal foco da área atualmente, tem sido o estudo de profilaxias contra o câncer e contra doenças cardíacas, visando assim a diminuição da incidência dessas na população mundial.

Para mais, Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário