sábado, 5 de julho de 2014

Ponte entre hemisférios

Um grupo de pesquisadores brasileiros e ingleses podem ter esclarecido agora um mistério que há quase meio século permaneceu sem explicação. Pessoas que nascem sem o corpo caloso, estrutura que promove a união entre os dois hemisférios do cérebro, supostamente teriam dificuldades em associar o aprendizado e as memórias armazenadas em lados opostos do cérebro. Porém o cérebro de algumas dessas pessoas parece ter essa conexão dos hemisférios cerebrais.

Em um artigo publicado na revista PNAS, da Academia de Ciências dos Estados Unidos, os pesquisadores relatam uma possível explicação para esse antigo mistério na neurociência. Segundo os pesquisadores, o cérebro de pessoas que nascem sem o corpo caloso é capaz de criar rotas alternativas para a promover a ligação entre os hemisférios cerebrais.

Pessoas que tem o corpo caloso removido cirurgicamente sofrem da síndrome de desconexão inter-hemisférica, essas pessoas podem não ser capazes, se vendadas, de dizer o nome de um objeto que está segurando com a mão esquerda, isto ocorre pois o reconhecimento tátil ocorre do lado direito do cérebro, e a fala é comandada pelo lado esquerdo. Isto não ocorre em quem nasce sem o corpo caloso, ou com parte dele, os pesquisadores acreditam que essa ligação sem o corpo caloso, ou com parte dele, seja feita ainda no desenvolvimento embrionário.

leia mais aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário