quarta-feira, 30 de julho de 2014

Baseado nas Águas-vivas cientistas descobrem novo tratamento contra o câncer

Pesquisadores baseando-se nos tentáculos das águas-vivas desenvolveram uma tecnologia capaz de capturar células cancerígenas de uma amostra de sangue.


O sangue é conduzido por microcanais dentro de um chip de apenas 1 cm² , cuja as paredes internas estão cobertas por anticorpos que se ligam quimicamente com as proteínas exclusivas da superfície de células tumorais. Assim as células são capturadas e ficam presas ao revestimento, enquanto que as células normais atravessam o chip sem danos. A detecção da célula tumoral na corrente sanguínea do paciente antecipa o diagnóstico quanto o tratamento e monitoramento agindo preditivamente. O estudo foi feito com as células de leucemia, mas a tecnologia pode ser aplicada para qualquer tipo de célula cancerígena basta ter um anticorpo especifico.


A inspiração nas águas-vivas foi de prender os anticorpos à ponta de longas cadeias de DNA que ficam “dançando” como tentáculos dentro do chip aumentando as chances de as células cancerígenas serem presas por eles. É assim que as águas-vivas fazem para se alimentar, na água balançam seus tentáculos para capturar comida (Plânctons e pequenos peixes) o que der azar de estar passando por ali naquele momento e capturado e preso pelos tentáculos.

Com isso, os pesquisadores agora estimam ser capazes de capturar de 60% a 80% das células cancerígenas na amostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário