Simulação do implante de um micro-telescópio do tamanho de uma ervilha |
Hoje trazemos a reportagem sobre o implante que deverá devolver a visão para as pessoas que sofrem com problemas relacionados à retina, desenvolvido e implantado pelo Centro de Olhos do hospital da universidade americana US Davis, na Califórnia, Estados Unidos. Uma dessas pessoas é Virginia Bane (89), que sofre de Degeneração Macular Relacionada à Idade (AMD, na sigla em inglês), uma das principais causas de cegueira.
No caso do olho atingido pela doença, pontos centrais não são vistos com clareza. "A degeneração macular danifica a retina e causa um ponto de cegueira no campo central de visão das pessoas. O implante telescópico restaura a visão ao projetar imagens sobre uma parte não danificada da retina, o que torna possível ver os rostos das pessoas e detalhes de objetos localizados diretamente diante delas", diz Mark Mannis, professor titular de oftalmologia e ciências da visão do Centro de Olhos do hospital da universidade americana US Davis, em Sacramento, na Califórnia.
Depois da implantação do micro-telescópio, Virginia diz: "Já consigo enxergar melhor. As cores são mais vibrantes, bonitas e naturais, consigo ler letras grandes com meus óculos." Virginia Bane é a primeira de uma lista de 50 pessoas que se voluntariaram nos Estados Unidos para receber o implante. "A visão de Virginia vai continuar melhorando com o tempo, conforme ela recondiciona seu cérebro para enxergar", diz Mannis.
Para acessar acessar a fonte da reportagem, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário