sábado, 17 de agosto de 2013

Estudo identifica mutações que dão origem a câncer

Divulgado na revista Nature, cientistas identificaram mutações, as quais dão origem à mais de 97% dos canceres conhecidos. Essas mutações, que são modificações do código genético, que foram descobertas produzem um enorme leque nas pesquisas, e prometem trazer grandes avanços na área de tratamento do câncer.

Foram identificadas 21 mutações dentro de 7.042 amostras tiradas dos 30 tipos mais comuns de câncer que deixam uma "assinatura" no DNA e são causadas por diversos fatores. Muitos desses fatores são conhecidos, como a superexposição à raios UV e o hábito de fumar que levam à uma maior chance de ocorrer o descontrole das mitoses das células e assim levando ao câncer.

Ainda nesse mesmo estudo foram identificadas marcas no genoma que se referem ao processo de envelhecimento e ao sistema imunológico que também podem causar câncer, como por exemplo, quando uma célula inicia um processo de infecção afim de modificar um vírus até que ele se torne inativo, ela ativa uma enorme classe de enzimas que podem modificar o seu próprio DNA, sendo então uma "faca de dois gumes", pois as células afetadas se tornam muito mais propensas a se tornarem cancerígenas.

Mesmo identificando várias dessas marcas, doze ainda estão não identificadas e espera-se que elas estejam envolvidas com fatores ambientais e que então novas formas de prevenir a doença sejam encontradas.

Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário