sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sequenciamento do genoma do óleo de dendê pode ajudar produtividade

O óleo de dendê é a principal fonte de gordura vegetal do mundo,  utilizada para substituir a gordura trans em muitos alimentos. O sequenciamento do genoma desse óleo, também conhecido como óleo de palma, permitiu aos cientistas identificar um gene essencial para aumentar a produtividade da planta e diminuir a pressão sobre as florestas tropicais.

Essa palmeira é a mais produtiva, chega a ultrapassar a quantidade de óleo por hectare do amendoim e da soja. Representa 33% da produção mundial de óleo vegetal e 45% da fabricação do óleo comestível. Frente ao aumento da demanda global pelo óleo de dendê, para atender às demandas das indústrias alimentícias e de biocombustíveis, as superfícies plantadas aumentaram muito nos últimos anos.

Atualmente, esse plantio é considerado um dos maiores responsáveis por desmatamentos destrutivos. Segundo estudos realizados pelo Escritório de Óleo de Palma na Malásia (MPOB) é possível melhorar a cultura no mundo analisando o genoma das duas principais espécies de óleo de dendê. Os pesquisadores identificaram um gene específico denominado ‘’Shell’’, que determina a natureza da casca do fruto.

Existem três variedades de palmeiras que se diferenciam pela espessura da casca. O tipo ‘’Tenera’’ é um híbrido das outras variedades, caracterizado pela finura da casca. Esse tipo contém uma versão normal do gene ‘’Shell’’ e uma versão com mutação, cuja combinação se traduz por um rendimento de óleo por fruto 30% maior.

O óleo de dendê também tem um ciclo reprodutivo muito longo: são necessários até seis anos para que os produtores determinem o tipo de muda. A obtenção de um marcador genético, portanto, permitiria acelerar o processo de seleção e reduzir a superfície cultivada. De acordo com um dos autores do estudo feito pela MPOB, essa descoberta poderia ajudar a conciliar os interesses conflitantes entre a crescente demanda mundial por óleos e biocombustíveis de um lado, e a preservação das florestas de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário