sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Arroz resistente à seca

O arroz é um dos alimentos mais importantes do mundo. Atualmente é a base alimentar de três bilhões de pessoas e as estimativas demográficas mostram uma necessidade de aumento de 40% da produção atual.


A planta possui um enraizamento superficial, o que a torna sensível a falta de água e consequentemente limita a sua produção a determinadas regiões do globo.

Pensando nisso, cientistas identificaram um gene que favorece o crescimento das raízes,denominado DRO. Esse gene foi transferido para a variedade mais comum de arroz cultivado, que é a IR64. A nova planta apresentou raízes duas vezes mais profundas que a espécie geneticamente não modificada, permitindo que as plantas possam captar água em camadas mais profundas do solo e sobrevivam à seca.


Os pesquisadores ainda estudaram o impacto do gene na resistência à seca, comparando a variedade geneticamente modificada (Dro1-NIL) e a planta com enraizamento superficial (IR64), em diferentes condições de cultivo.

Em condições de seca moderada, verificou-se que a variedade IR64 teve um rendimento da plantação de apenas 42%, enquanto que a planta geneticamente modificada não foi afetada. Em condições de seca extrema, a variedade IR26 apresentou rendimento nulo, em contrapartida o arroz geneticamente modificado teve uma queda de seu rendimento de aproximadamente 30%.

"Nossos resultados abrem portas para novas estratégias de seleção, usando genes influentes no sistema de raízes para desenvolver variedades com uma forte capacidade de adaptação à seca", disse o coordenador da pesquisa, Yusaku UgaP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário