segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Técnica de estimulação do cérebro pode reverter efeitos do Mal de Alzheimer

Uma equipe de cientistas da University of Toronto, no Canadá, deram o primeiro passo para a utilização de uma técnica que talvez possa fazer algo tido como impossível: reverter o Mal de Alzheimer. Até o desenvolvimento de tal estudo, acreditava-se que o encolhimento do cérebro, a deterioração de suas funções e a perda de memória, condições associadas ao Mal, eram irreversíveis.
Região associada à memória que foi estimulada voltou a crescer
Os cientistas canadenses estão fazendo uso de uma técnica conhecida como Estimulação Cerebral Profunda (ECP), que envolve a aplicação de eletricidade em certas regiões do cérebro. A técnica já foi testada e em dois pacientes, a área do cérebro associada à memória parou de ser deteriorada e voltou a crescer.
No entanto, não se sabe ainda com precisão como a técnica funciona. Milhares de pacientes com Mal de Parkinson já foram tratados com ECP. A teoria é de que no Mal de Parkinson, as células do cérebro ficam presas em um padrão de descargas elétricas seguidas por silêncios e, depois, novas descargas. A estimulação contínua e em alta frequência perturbaria esse ritmo, provocando as melhoras.
No Mal de Alzheimer, sabe-se ainda menos sobre como a ECP causa os resultados. A região do cérebro conhecida como hipocampo é uma das primeiras a encolher na pessoa afetada. Nela funciona o centro de memória. Danos a essa região produzem alguns dos primeiros sintomas do Mal: a perda de memória e desorientação. O grau esperado de encolhimento do hipocampo em pacientes com Alzheimer é em média 5% ao ano. Após 12 meses de estimulação, um dos pacientes teve um aumento da área 5% e, outro, 8%.
Para testar se a técnica está realmente funcionando e se assegurar de que o resultado obtido não foi um simples acaso, a equipe canadense vai realizar uma pesquisa maior. Mas os resultados conquistados nas pesquisas primárias, já demonstram que a técnica é promissora, podendo evitar e até mesmo curar milhares de pessoas que sofrem do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário