quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fungo que produz hormônio de planta


Uma pesquisa, realizada no Departamento de Ciências Biológicas da UNESP de Assis, conferiu que um fungo comum em regiões tropicais produz um hormônio vegetal.
            O fungo Lasiodiplodia theobromae produz o o hormônio vegetal ácido jasmônico, para evitar a competição com outros fungos dentro da planta quando este encontra condições adequadas de temperatura, nutrientes e pouco oxigênio, parecido com o que ele encontra dentro das plantas.
Nas plantas este hormônio atua atrasando o seu desenvolvimento, induzindo o envelhecimento e a perda natural das folhas, produzindo os grãos de pólen (que são essenciais para que a planta se reproduza) e ajudando as plantas a se defenderem dos raios UV. Além disso, ele também induz as plantas a produzirem enzimas que vão atuar no aumento da sua defesa contra o ataque de insetos e de fungos (exceto o Lasiodiplodia theobromae, portanto, só este permanece na planta).
Se forem dadas as condições adequadas, o Lasiodiplodia theobromae pode produzir ácido jasmônico não só dentro da planta, mas também no laboratório. O ácido jasmônico produzido pelo fungo no laboratório pode ser usado em testes, onde ele é aplicado externamente em plantas, com o objetivo de verificar seu efeito nas mesmas.
O método da aplicação externa deste hormônio em plantas foi utilizado em dois estudos para testar o papel do ácido jasmônico na indução de enzimas de defesa. Um deles foi feito em tomate, para verificar se há um aumento na atividade das enzimas responsáveis por elevar a defesa das plantas contra o ataque de insetos, e o outro em milho, para verificar se há uma maior ativação de proteínas de defesa. Os resultados encontrados foram que a aplicação de uma solução contendo, aproximadamente, 28g de ácido jasmônico por litro de solução, em folhas de milho, já faz com que proteínas de defesa desta planta sejam ativadas. Já em tomate, a aplicação de uma solução contendo apenas 0,21g de ácido jasmônico por litro de solução, é capaz de aumentar a atividade de enzimas que atuam na proteção contra o ataque de insetos.
A partir destes dados, mais estudos devem ser realizados para comprovar a eficácia do ácido jasmônico como fungicida e inseticida natural, que não infecta as plantas e não causa danos ao meio ambiente.

Para saber mais acesse o artigo na revista  Aprendendo Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário