quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Segredo genético do crescimento muscular é desvendado


Uma equipe internacional de cientistas criou um rato super forte e resistente por meio da supressão de um inibidor natural do crescimento muscular. Inibidores como esses atuam como freios moleculares que diminuem as atividades dos genes. Atuando no genoma do animal para retirar o inibidor, os pesquisadores conseguiram reativar certas funções genéticas, o que resultou uma espécie de ratos com o dobro da força de um rato normal.



A ausência do inibidor levou a um tecido muscular mais efetivo. O rato com a mutação foi capaz de correr o dobro da distância que um rato comum correria, mais rápido e sem sinais de fadiga. Ele também apresentou uma alta tolerância ao calor. Não foram detectados efeitos colaterais da mudança.

A descoberta abre novos caminhos para a produção de medicamentos destinados a pessoas que sofrem com a falta de atividade física por motivos de saúde. A descoberta pode ser benéfica no tratamento de doenças, a exemplo de fraqueza muscular e pode ser a base de terapias de longa duração. O projeto foi feito em colaboração entre franceses, suíços e americanos.



Para ler a notícia completa clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário