sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Por R$3000, teste de DNA avalia risco de câncer de mama


Boa tarde, leitores do blog Descomplicando a Biotec! Hoje estamos postando uma reportagem sobre o teste para saber se mulheres com idade entre 30 e 69 anos, mesmo sem histórico familiar de câncer, têm risco baixo, moderado ou alto de desenvolver tumores de mama, que será lançado no fim deste mês no Brasil.

O preço estimado do OncoVue é de R$ 3.000. A análise do DNA é feita a partir de uma amostra de saliva, enviada para um laboratório nos EUA.

A análise das células indentifica mudanças genéticas específicas, que indicam o risco de desenvolver câncer de mama ao longo da vida. Esse índice aponta um risco normal, moderado ou alto em três estágios da vida: pré-menopausa, perimenopausa (período de transição para a menopausa) e a pós-menopausa.

Porém, o teste não é uma garantia de que a mulher com maior risco terá câncer. Questionado sobre se o teste poderá causar preocupação excessiva nas pacientes, Cruz nega. "Quem tiver risco elevado poderá se cuidar mais."

Esse tipo de teste, comum nos EUA, é polêmico por causa das implicações éticas e do impacto que o resultado pode causar nos pacientes.

"Já estamos observando que esses testes resultam em muitas informações com pouco conhecimento e geram mais angústias do que ajudam. A pessoa tem a mutação da doença e passa a vida toda sem desenvolvê-la. Para que saber?", questiona a geneticista Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano.

"O desafio hoje é descobrir o melhor uso dessa informação e quais serão as aplicações desse conhecimento", diz Edgar Rizzatti, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Fleury.

A reportagem completa pode ser acessada clicando-se aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário