Nós, seres humanos, não somos unidades indivisíveis. Ao contrário, nós somos um ecossistema complexo onde habitam, por exemplo, colônias de bactérias responsáveis pela nossa digestão. Ainda na boca, a saliva contém bactérias que dão início ao processo digestivo. No estômago, a decomposição do alimento termina com o auxílio dos ácidos estomacais e de outras bactérias. Já no intestino, estão concentradas as bactérias que absorvem para o organismo os nutrientes do alimento.
No começo do ano, uma equipe de geneticistas descobriu que os microbiomas que povoam o sistema digestivo dos seres humanos variam entre os indivíduos. Essa variação, como se descobriu, não estava ligada a etnia, região, cultura, sexo, classe econômica ou idade. O que se sabia era que a humanidade está dividida em grupos de acordo com a prevalência de uma ou outra espécie de bactérias: a Prevotella, a Bacteroides e a Ruminococcus.

Com isso, ficou a pergunta: são as bactérias que influenciam o paladar ou é a dieta que determina a flora intestinal? Se a resposta for que as bactérias determinam nosso paladar, isso pode gerar novos tratamentos que, mudando a composição de nossa flora intestinal, nos ajudem em dietas, na intolerância a lactose, na eliminação de açúcar em diabéticos e no combate ao alcoolismo.
Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2011/09/voce-e-o-que-voce-come.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário