domingo, 11 de setembro de 2011

Você é o que você come


Nós, seres humanos, não somos unidades indivisíveis. Ao contrário, nós somos um ecossistema complexo onde habitam, por exemplo, colônias de bactérias responsáveis pela nossa digestão. Ainda na boca, a saliva contém bactérias que dão início ao processo digestivo. No estômago, a decomposição do alimento termina com o auxílio dos ácidos estomacais e de outras bactérias. Já no intestino, estão concentradas as bactérias que absorvem para o organismo os nutrientes do alimento.


No começo do ano, uma equipe de geneticistas descobriu que os microbiomas que povoam o sistema digestivo dos seres humanos variam entre os indivíduos. Essa variação, como se descobriu, não estava ligada a etnia, região, cultura, sexo, classe econômica ou idade. O que se sabia era que a humanidade está dividida em grupos de acordo com a prevalência de uma ou outra espécie de bactérias: a Prevotella, a Bacteroides e a Ruminococcus.

Um estudo publicado na revista Science no começo do mês trouxe a explicação para essa diferenciação. Segundo os geneticistas da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, EUA, a fauna bacteriana de cada indivíduo varia de acordo com a alimentação da pessoa. A Prevotella se mostrou dominante entre os vegetarianos, a Bacteroides entre os carnívoros e a Ruminococcus entre aqueles que tem consumo elevado de álcool e de gorduras poli-insaturadas. Apesar de ocorrer a dominância de uma espécie, isso não quer dizer que apenas um exista em cada ser humano. Ao contrário, os três grupos habitam o intestino de qualquer indivíduo.

Com isso, ficou a pergunta: são as bactérias que influenciam o paladar ou é a dieta que determina a flora intestinal? Se a resposta for que as bactérias determinam nosso paladar, isso pode gerar novos tratamentos que, mudando a composição de nossa flora intestinal, nos ajudem em dietas, na intolerância a lactose, na eliminação de açúcar em diabéticos e no combate ao alcoolismo.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2011/09/voce-e-o-que-voce-come.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário