segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Comprimido de hormônio pode ajudar na cura do medo de altura

Segundo um estudo feito na Universidade de Basel, comprimidos a base de cortisol (o hormônio referencial para medir a taxa de estresse do ser humano) têm se mostrado promissores para o tratamento de pessoas com medo de altura.
No total 40 pacientes com acrofobia ou medo de altura foram submetidos a dosagem de comprimidos de cortisol e placebo, além de terapia comportamental.
Uma forma peculiar de psicoterapias são utilizadas no tratamento de fobias, sendo o paciente exposto controladamente a situações adversas que lhe pareçam assustadoras afim de que o medo seja diminuído gradativamente.
Os quarenta analisados sofriam de vertigens, e, tiveram que participar de terapias três vezes durante uma semana. Através de uma realidade virtual passavam por situações que  confrontassem seus medos. Metade deles consumiu um comprimido de cortisol uma hora antes da sessão e outra metade consumiu o placebo uma hora antes.
Os cientistas mediram o medo dos pacientes três a cinco dias depois da terapia e um mês depois da última exposição à situação de medo. A análise foi feita através de questionários e sensores colocados na pele.
As pessoas que receberam o comprimido de cortisol demonstraram uma diminuição significativa nos níveis de ansiedade comparadas as que receberam o placebo.
O cortisol poderia ajudar no processo de "aprendizagem" do paciente durante esta terapia de confrontação. Agora, o intuito é correlacionar o uso do cortisol juntamente a psicoterapia para tratar a ansiedade e outras fobias.



Para mais informações, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário