terça-feira, 27 de maio de 2014

Descomplicando o Vestibular : 10 dicas para o vestibular


É sempre difícil saber como se preparar para uma prova de vestibular. Sabemos que cada prova tem sua especificidade, mas tentaremos mostrar 10 dicas aplicáveis para a maioria dos  vestibulares.
Cabe ressaltar que não existe uma receita a ser seguida para conseguir passar em uma prova de vestibular, porém existem técnicas e dicas que podem resultar em um melhor desempenho.    
Uma pesquisa do Guia do Estudante nos mostra as seguintes dicas:

  1. Começar a prova pelas matérias que você sabe(Tenha mais facilidade). 
  2.  Desenvolver um esquema de estudo que tenha a ver com você, lendo, fazendo resumos, resolvendo exercícios, assim se consegue ter uma alta qualidade de estudo.
  3. Uma prova bem feita exige, além de conhecimento, um bom preparo psicológico, para não ficar nervoso na hora da prova e acabar tendo o temido "branco".
  4. Reproduzir a matéria com as próprias palavras é uma boa forma de fixar e aprender.
  5. Não faltar em nenhuma aula e sempre fazer os exercícios propostos.
  6. Conseguir ter uma leitura crítica.
  7. Aproveitar todas as fontes de informação que nos cercam, como jornais, revistas e blogs, e sempre se manter atualizado. 
  8.  Entender que o vestibular não é o fim do mundo e que ele é igual para todos.
  9. Saber que pode mudar de curso é fundamental para não encarar o vestibular como um bicho de sete cabeças.
  10. Ter em mente que alguma educação é melhor que nenhuma: sempre tenha um plano B.

Como utilizar as dicas :

Saber as dicas é o primeiro passo, porém devemos pensar em como executa-las. De modo geral, precisamos ter disciplina, organização e dedicação para o seguimento das dicas.

Para o desenvolvimento de esquemas de estudo(dica 2), segundo a Universia podemos elaborar um resumo, com os seguintes passos : 
  1. Compreender o tema.
  2. Conhecer a estrutura do tema ou texto (ideias principais e secundárias).
  3. Sublinhar a informação mais importante.
  4. Fazer um rascunho, para depois desenvolver uma revisão de trabalho.
  5. Fazer correções eliminando palavras desnecessárias e comentários.
Após a montagem de um esquema de estudo, podemos prosseguir com a 4° dica. Dessa forma utilizaremos os resumos com base para a memorização dos conteúdos estudados. Com isso, conseguimos um bom preparo em relação ao conteúdo que deve ser estudado. Além disso, devemos levar em conta a preparação antes, durante e depois do vestibular. Antes da prova, devemos seguir as dicas 3,5,6 e 7 que se aplicam tanto instantes antes da prova, como durante o tempo de estudo. Durante a prova, devemos seguir principalmente a dica 1, para que possamos adquirir mais segurança no decorrer da prova. Por ultimo e não menos importante, devemos pensar no "após a prova", e para eles temos a dica 8,9,10 que nos mostram que o vestibular não é um processo que só pode ser realizado uma vez, e sim apenas um meio de conseguir caminhar para o meio universitário. 

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado." Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário