sábado, 20 de julho de 2013

BIOTECNOLOGIA NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Recentes estudos sobre o tratamento do câncer têm ganhado destaque na imprensa, com o incremento de técnicas biotecnológicas na busca de uma cura definitiva . As pesquisas neste ramo da ciência propõem a produção de uma droga que ataca a célula cancerígena sem afetar as outras células sadias, o que  até então  tem sido de grande dificuldade para pesquisadores do mundo inteiro.

Esse foco de combate à célula cancerígena abrange muito mais do que um câncer local, de modo que a droga tem a capacidade de agir em todo o corpo do ser humano, combatendo, portanto, o câncer no processo de metástase. A funcionalidade dessa técnica depende da ação de anticorpos monoclonados que se ligam às proteínas exteriores das células de câncer, o que permite a ação desse anticorpo em destruir o tipo de célula ligante, sem interferir nas não ligantes, funcionando como na ideia de" chave e fechadura".

Uma dessas drogas está sendo produzida no Brasil, pela empresa Recepta Biophama, e sua pesquisa está voltada para o combate do câncer de ovário. O andamento da produção de um medicamento eficiente para esse tipo de câncer tem apresentado resultados positivos, na qual a droga se encontra, hoje, em estágio avançado de testes. Esse processo de pesquisa beneficia, concomitantemente, o desenvolvimento científico no país e uma busca de uma demanda de cientistas profissionais, o que aumenta o interesse de jovens nessa profissão.

O desenvolvimento da cura para o câncer acontece de maneira separada para cada tipo de tumor específico, na qual os medicamentos se restringem à certos órgãos do corpo. E, mesmo para um só órgão podem existir tumores com membrana externa diferente, não apresentando uma mesma proteína a ser ligada ao anticorpo. Assim, existem outros medicamentos a serem produzidos para um mesmo tipo de câncer local, com anticorpos monoclonados diferentes.

Para mais informações, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário