sábado, 5 de maio de 2012

Pesquisadores brasileiros desenvolvem novos materiais poliméricos


Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão desenvolvendo uma nova classe de materiais poliméricos, que apresentam melhores propriedades mecânicas, ópticas e de transporte do que os convencionais, e ainda pode auxiliar a baratear o custo dos polímeros biodegradáveis disponíveis atualmente no mercado.

Essa troca ainda esbarra no alto custo dos poucos tipos de polímeros que são degradados em poucos anos pela ação de microrganismos e agentes naturais (biodegradáveis) – enquanto a decomposição dos polímeros convencionais leva séculos.

Os novos materiais, compostos por partículas cerâmicas e poliméricas de ordem nanométricas, são adequados para aplicações em embalagens, uma vez que o sistema permanece transparente, limitação essa que diversos polímeros comerciais apresentam.

“A combinação de nanopartículas com a matriz polimérica confere melhores propriedades mecânicas, ópticas e de transporte ao plástico final. No caso, por exemplo, de produtos como sacolas plásticas, também possibilita diminuir a quantidade de polímero biodegradável e o custo do material final, melhorando suas propriedades mecânicas e de transporte e mantendo a capacidade de mais rápida degradação em comparação com os polímeros tradicionais”, disse Rosário Elida Suman Bretas, coordenadora do projeto.

Assim, ao misturá-los com outros polímeros em escala nanométrica que apresentam um comportamento mais adequado para serem utilizados como embalagem, originando o que se chama de nanoblenda, é possível melhorar as propriedades e manter o sistema polimérico transparente.

A mistura de plástico e cerâmica pode ter uso na medicina no desenvolvimento de nanofibras e também na área ambiental como sensor de medição de PH (acidez).

Entretanto, um dos desafios tecnológicos com que os pesquisadores se defrontam para realizar essas misturas de polímeros é compatibilizar as características deles. Apesar de terem a mesma origem (são todos orgânicos), eles apresentam propriedades e características diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário