quarta-feira, 23 de abril de 2014

Primeiro implante de bioprótese de coração

Realizado no hospital Georges Pompidou European em Paris, França, o primeiro implante de uma bioprótese de coração em um humano, dando um grande passo em direção à extensão da vida de pacientes com doenças cardíacas.

Produzido pela empresa Carmat, a bioprótese tem um revestimento interno feito com tecido bovino, ao contrário dos materiais sintéticos, com a intenção de diminuir as rejeições do organismo humano, além disso ela é alimentada externamente por uma bateria e possui sensores de movimento que adequam a circulação sanguínea conforme o esforço realizado.

O procedimento cirúrgico ocorreu muito bem e foi realizada em um homem em estágio terminal, com uma doença cardíaca e continua no hospital em terapia intensiva, porém está consciente e conversa normalmente com parentes e médicos.

A vida útil do coração artificial é de cinco anos, e peso aproximadamente 900 gramas. Ao contrário de seu peso, o preço do equipamento é bem "pesado" girando em torno de 140 a 180 mil euros. Os pesquisadores estimam que o equipamento auxilie no tratamento de cerca de 100 mil pacientes contabilizando apenas a Europa e os Estados Unidos.

Para mais informações: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário