Não há duvida de que a citologia, ciência que estuda as
células, depende muito de instrumentos de ampliação, e que o avanço nos estudos
dessa ciência acompanham o progresso das tecnologias de equipamentos microscópicos.
Desde os primeiros trabalhos, até anteriores que os de Hooke, cientista
britânico que criou o termo “célula”, e Leeuwenhoek , considerado pai da
microbiologia, os microscópios foram se aperfeiçoando e alcançando novas escalas.
Na microscopia óptica
encontram-se desde microscópios mais simples, como os de bancada, aos mais
complexos como os de fluorescência, possibilitando a observação de pequenas
organelas presentes nas células, da ordem de 200 nanômetros.
Com o
surgimento do microscópio eletrônico foi possível obter resoluções ainda muito
maiores, chegando a 0,7 ângstrom. Para isso, utilizam-se feixes de elétron e
lentes magnéticas para a formação das imagens. A combinação de técnicas de
microscopia eletrônica permite a observação de componentes celulares como as
enzimas, proteínas e açúcares. Atualmente é possível realizar a tomografia
eletrônica de uma célula para detectar elementos químicos em suas organelas.
Mais
recentemente, cientistas suíços desenvolveram um novo aparelho que une a
microscopia holográfica ao processamento digital, criando imagens 3D de tecidos
vivos de escala nano. As imagens são geradas sem a utilização de contrastes
como o GFP (proteína verde fluorescente), eliminando o risco de serem
distorcidas por substâncias estranhas presentes nas amostras. Com esse avanço, é
possível observar em tempo real a reação de uma célula individual às substâncias
introduzidas.
Apesar
das mais diversas inovações, não se fala num único microscópio mais potente que
os demais. Existem os microscópios de alta resolução, com características que
os fazem capazes de alcançar escalas subângstrom, para observação de processos importantes
da nanotecnologia, como átomos em redes cristalinas. As diferentes performances estão relacionadas ao propósito dos
aparelhos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir