sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bioinseticida

O controle de pragas na agricultura é de extrema importância para que se mantenham a produtividade e o rendimento das culturas. Vários tipos de inseticidas químicos, que tenham boa eficiência, também são apontados, no entanto, como prejudiciais à saúde humana e/ou ao meio ambiente. Dessa forma, outras alternativas são requeriadas a fim de diminuir a dependência desse tipo de pesticida. Nesse sentido, há uma busca por proteínas e moléculas inseticidas já presentes na natureza, que são efetivas contra os insetos e não trazem prejuízo a mamíferos, insetos benéficos e outros organismos.

Nas últimas 5 décadas, uma formulação de spray com Bacillus thuringiensis (Bt) tem se mostrado eficiente  e comercializado com boa safistafação por parte dos agricultores. Essa bactéria possiu corpos parasomais (ou cristais parasomais), dentro de sua célula, com propriedades inseticidas. Diversas espécies de Bt possuem essas moléculas, estima-se que mais de 60000 já foram isoladas e cultivadas, em todo o mundo. Sabe-se que essas toxinas matam subgrupos de Lepidoptera, Coleoptera, Díptera e nematóide.

O mecanismo de ação da toxina é simples. A bactéria produz seus esporos e excreta-os no solo. A larva do inseto ingere esse esporo e por ação das suas próprias proteases, ativam a toxina. Essa por sua vez, se liga a um receptor na membrana celular das células do intestino, promovendo um fluxo rápido de íons, desestabilizando as células e consequente, causando a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário