quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Entrevista: Professora Cassia Roberta

Cassia Roberta Malacrida Mayer,formada em engenharia de alimentos na Unesp de Rio Preto, fez mestrado na UFMG onde começou a trabalhar com compostos bioativos. Fez seu doutorado na Unesp de Rio Preto na área de tecnologia de óleos e gorduras e seu pós doutorado trabalhou com micro encapsulação de ingredientes alimentícios.



Db: Diga um pouco sobre a sua formação professora

Cassia: Sou engenheira de alimentos, sou formada na Unesp de Rio Preto, fiz mestrado na UFMG onde comecei a trabalhar com compostos bioativos, na ocasião trabalhei com suco de uva. Retornei para a Unesp de Rio Preto para fazer meu doutorado que foi na área de óleos e gorduras onde trabalhei na extração de óleos de sementes de frutas, depois disso fiz meu pós doutorado também na Unesp mas na área da engenharia, onde trabalhei na microencapsulação de ingredientes alimentícios.


Db: Fale-nos sobre sua linha de pesquisa, em que consiste ela?

C: Trabalho com a extração de óleos e métodos alternativos para extrair os mesmos, tais como ultrassom e enzimas. A ferramenta da minha pesquisa é o pequi, uma fruta do cerrado. Além disso, estou no começo da linha de pesquisa da micro encapsulação.

Db: Como começou sua linha de pesquisa a partir do pequi?

C:No meu doutorado trabalhei com semente de frutas, queria trabalhar com uma fruta que conseguisse extrair o óleo da polpa e o pequi é uma fruta bem oleosa, por causa disso acabou sendo a ferramenta da minha pesquisa.

Db: Como começou a dar aula e quais disciplinas você administra?

C: Quando terminei o pós doutorado. Antes mesmo de ter terminado surgiu a oportunidade de me inscrever para o concurso, me inscrevi e acabei passando. Trabalho com as disciplinas de Físico-Química, Análise de Alimentos, Química Analítica e divido Fenômenos de Transportes com outra docente.

Db: O que acha sobre o curso de Engenharia Biotecnológica e qual nosso diferencial por ser um curso de engenharia?

C: Conheci sobre o curso ainda quando ele era apenas Biotecnologia. O curso ainda tem muito para evoluir, mas por ser multidisciplinar existe um vasto campo de aplicação, principalmente pelo grande crescimento da biotecnologia. Por ser um curso de engenharia, acredito que muitos de vocês deveriam se esforçar para conseguir um estágio em uma indústria pois isso é algo importante para um engenheiro. Além disso por vocês serem os pioneiros nessa área da engenharia biotecnológica, acredito que possuam algo a mais em relação aos outros cursos.

Db: Qual sua opinião sobre a Biotec Jr? Chegou a conhecer bem nossa empresa e projetos?

C: Não conheço bem, gostaria de conhecer melhor a empresa. Acho interessante a ideia da empresa júnior e importante para vocês pois os colocam em contato com outras empresas e te proporcionam experiência no desenvolvimento de projetos e outras áreas, como a administração por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário